Futebol

Futebol

Jogos com duas equipas envolvendo pontapés numa bola, foram jogados em várias partes do mundo há milhares de anos. Alguns exemplos são o “Tsu Chu”, um jogo chinês do século III e II a.C., “Kemari” no Japão de 500 a 600 anos mais tarde e ainda é jogado nos dias de hoje, o antigo jogo grego “Episkyros” e o romano “Harpastum”. Estes jogos tinham um pronunciado caráter simbólico e cerimonial. Na maioria dos casos, a bola simbolizava o sol cuja “captura” garantiria a fertilidade das terras e boas colheitas.

O Futebol, no entanto, foi principalmente desenvolvido na Grã-Bretanha. Desde o século VIII até ao XIX tinha um carácter local e as regras variavam de lugar para lugar. No final do século XIX, os marinheiros da Marinha Real levam o Futebol aos quatro cantos do mundo. O Futebol (para os homens) foi introduzido como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas. Tornou-se oficialmente olímpico nos jogos de 1908 em Londres. Passou quase um século até o futebol feminino ser introduzido nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta. Até aos jogos de 1984, a participação era limitada aos jogadores amadores, com a inclusão dos profissionais, as regras de participação têm sido objeto de debate entre o Comité Olímpico Internacional e a FIFA.

Em resultado, novas regras foram estabelecidas especificando a idade dos atletas participantes. O Futebol moderno evoluiu desde uma partida disputada nas ruas e escolas no início de 1800 até às partidas realizadas em campos de terra e relva de cada cidade em todo mundo, desde jovens a chutarem uma bola nas ruas e das equipas locais a jogarem pela honra da cidade até aos estádios repletos de milhares de pessoas cada semana.

Local Desportivo Olímpico: Tokyo Stadium

Mais informações