triatlo

Triatlo

Triathlon é a palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome Triatlo é em geral aplicado a uma combinação de Natação, Ciclismo e Corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Pode-se dizer que o triatlo moderno surgiu no San Diego Track Club na década de 1970.

A primeira grande competição foi a Ironman Triathlon, organizada em 1978, no Hawai. Nessa ocasião, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) era o melhor condicionado fisicamente e que possuía a maior resistência. A modalidade estreou-se no programa nos Jogos de Sydney em 2000, após sofrer modificações definidas pela União Internacional de Triatlo (ITU), fundada em 1989, e que visavam torná-lo mais atrativo para o público em geral. O Triatlo leva os atletas aos seus limites em três diferentes modalidades.

Cada modalidade exige que o atleta esteja na sua melhor condição física. As distâncias no triatlo consistem em 1500m de natação, 40km Ciclismo e 10 km de corrida e todas realizadas consecutivamente. Para as mulheres, leva habitualmente cerca de duas horas, para os homens cerca de dez minutos menos.

Local Desportivo Olímpico: Odaiba Marine Park

 

Mais informações