Ciclismo

Os primeiros traços da existência da bicicleta, tal como a conhecemos hoje, surgiram em projetos do genial inventor italiano Leonardo da Vinci, por volta de 1490. Em 1680, Stephan Farffler, um alemão construtor de relógios, projetou e construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas por propulsão manual através de manivelas, mas o certo é que foi o alemão Barão Karl von Drais quem pode ser considerado o inventor da bicicleta moderna.

Em 1817 inovou um veículo a que chamavam celerífero, da autoria em 1790 do aristocrata francês Conde de Sivrac. Karl von Drais instalou num celerífero um sistema de direção que permitia curvar e com isto manter o equilíbrio da bicicleta, além de um rudimentar sistema de frenagem. Foi um sucesso. Mas terá sido em Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo arrancou como desporto, com aperfeiçoamentos técnicos que permitiram atingir maiores velocidades.

Faz parte do programa olímpico desde a primeira edição moderna dos Jogos de Atenas, em 1896, quando os eventos realizados eram apenas de pista. Até os Jogos de 1984 em Los Angeles teve apenas a participação masculina. As mulheres começaram a participar dos eventos de estrada nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Local Desportivo Olímpico: Fuji International Speedway

Mais informações