Voleibol

Voleibol

O voleibol como o conhecemos hoje, teve início na década de 1890, foi criado pelo professor William Morgan que lecionava no ginásio YMCA em Massachusetts, nos Estados Unidos. Os soldados americanos levaram o jogo para a Europa ocidental enquanto serviam na França, durante a grande guerra.

Nos anos 30, a URSS reconheceu que o voleibol fornecia aos seus cidadãos, de todas as idades, uma fonte de divertimento. A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1946, dez anos antes, a modalidade era reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.

O voleibol (indoor), foi adicionado ao programa olímpico em Tóquio 1964 tanto para homens como para mulheres.

O Voleibol de praia surgiu nos anos 20 em Santa Mónica, Califórnia, mas foi sempre visto como jogo lúdico não competitivo. Mais tarde começou a ser jogado em estâncias balneares europeias, nomeadamente em França, mas a primeira prova oficial de 2×2 só surgiu em 1947 e o primeiro circuito nas praias californianas em 1950.

No entanto, foi preciso esperar ate 1987 pela oficialização por parte da Federação Internacional de Voleibol do primeiro Campeonato do Mundo masculino, realizado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, pois o Brasil era entretanto um dos países onde o desporto mais se desenvolvera a partir de finais dos anos 70.

O primeiro Mundial feminino foi disputado em 1993 e a entrada nos Jogos Olímpicos deu-se mais tarde, tornando-se rapidamente num dos desportos nos Jogos de Atlanta, três anos mais populares, graças ao excelente ambiente que proporciona numa combinação de ritmo, musica e alegria.

Local Desportivo Olímpico: Ariake Arena

Mais informações