surf

Surf

Os melhores surfistas do mundo vão comemorar a estreia olímpica do desporto competindo na costa do Pacífico do Japão. O surf é um dos cinco novos desportos propostos pelo Comité Organizador de Tóquio 2020, afim de trazer mais atividades ao programa olímpico.

Em 2016, a sua inclusão foi aprovada pelo Comité Olímpico Internacional. Não havendo duas ondas iguais, esta modalidade ganha relevo pelo facto de ser gerida pela natureza.
O surf foi popularizado por Duke Kahanamoku, do Hawai, considerado “o pai do surf moderno”, ganhou três medalhas de ouro nos Jogos de Estocolmo, em 1912, e Antuérpia, em 1920, quando competiu pelos EUA.

Esta modalidade é dividida por dois tipos de prancha, shortboard e longboard.
As maiores (longBoard), com um comprimento de 3 a 3.5 metros, proporcionam um surf mais pausado, que permitem apanhar ondas menores e percorrer maiores distâncias.
A Shortboard, a mais popular e versátil das pranchas pequenas. Caracterizada pelo nose pontiagudo e de pequenas dimensões, utiliza de 3 a 5 quilhas. Este modelo é usada no surf de alta performance e de truques.
A shortboard será usada nos Jogos de Tóquio 2020, onde 20 homens e 20 mulheres competirão em provas separadas.

Local Desportivo Olímpico: Tsurigasaki Surfing Beach

Mais informações