Pentatlo Moderno

Pentatlo Moderno

A origem do Pentatlo Moderno pode ser atribuída ao pentatlo da antiguidade que incluía: o lançamento do disco, do dardo, o salto em comprimento, a corrida ao estádio e luta livre, este foi incluído nos Jogos Olímpicos da antiguidade em 708 a.C.. Pierre de Coubertin queria incluir um desporto combinado no programa dos Jogos Olímpicos modernos, onde se destacaria um “super atleta” multifacetado.

Inspirado no Pentatlo Antigo criou o Pentatlo Moderno, um desporto que combina disciplinas técnicas tais como o tiro, a esgrima e equitação, juntamente com a força e a resistência, tais como a natação e a corrida em cross-country. A escolha destas modalidades foi baseada na lenda de um guerreiro que para transmitir uma mensagem à retaguarda das forças de combates, teve de combater a cavalo com a sua pistola e espada. No entanto, porque o seu cavalo foi morto teve de nadar e correr para completar a sua missão.

A nível internacional, o Pentatlo Moderno é gerido e administrado pela International Modern Pentathlon Union (UIPM), que foi fundada em 1948 com sede no Principado do Mónaco. O Pentatlo Moderno foi incluído nos Jogos Olímpicos modernos em 1912 para os homens enquanto para as mulheres nos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney. A combinação de cinco modalidades completamente diferentes constitui o Pentatlo Moderno, o desporto mais exigente dos Jogos Olímpicos.

Pentatletas competem no decurso de um dia, nas seguintes cinco modalidades: esgrima, natação, equitação e então combinados, tiro e corrida. O Pentatlo Moderno tanto para os homens como para as mulheres requer força, resistência, reflexos rápidos e concentração.

Local Desportivo Olímpico: Musashino Forest Sport & Tokyo Stadium

 

Mais informações