Esgrima

Esgrima

As origens da Esgrima não são localizáveis no tempo, pois é sabido que as espadas sempre ocuparam um lugar de relevo nas sociedades e culturas mais antigas. Há registos que apontam para o uso de espadas 20 séculos antes de Cristo na China. Na Antiguidade greco-romana usavam-se espadas curtas, enquanto a Idade Média foi o tempo das espadas longas e pesadas usadas a duas mãos. Com os mosqueteiros da Corte de Luís XIII nasceu a técnica e o manejo de lâminas mais ligeiras.

Há muitas menções a provas de Esgrima, seja nos combates de gladiadores, seja nos torneios de nobres medievais, até aos famosos duelos de espada do Romantismo. Como Desporto pode ter começado na Alemanha no século XV. Em 1872, com a escola de Joinvile, começaram a formar-se Mestres de Armas com um sentido mais desportivo do que guerreiro, sublimando a elegância, mesmo alguma cortesia, e a técnica em vez da força. Além da espada, começou a usar-se o florete, mais preciso no toque, e o sabre, uma arma tradicional dos magiares.

Quando surgiram os Jogos Olímpicos, era uma modalidade muito em voga e por isso englobou o programa desde o início, em florete e sabre, com espada a fazer a sua entrada em 1900. As mulheres (só florete) começaram a competir a partir dos Jogos de 1956 em espada e em espada só desde 1996. A Esgrima é um desporto de combate, que usa três armas de lâmina: florete, sabre e espada. É apenas uma das quatro modalidades que tem mais destaque em todos os Jogos Olímpicos modernos. A Esgrima exige uma combinação de um excelente trabalho de pés e lâmina de forma rápida e precisa.

Local Desportivo Olímpico: Kokugikan Arena

 

Mais informações