Basebol

Basebol

Desde a última presença nas Olímpiadas de Pequim 2008, o Basebol e o Softball foram restabelecidos ao programa olímpico e farão parte dos jogos de Tóquio 2020. As regras de ambos os desportos são muito semelhantes: duas equipas de nove jogadores que procuram marcar o maior número de “runs”, atingindo uma bola e correndo em volta de uma sequência de bases para alcançar a “home plate”.
As equipas alternam entre batedores e “fielding”, onde cada sessão é chamada de “inning”. Trocam de papéis quando a equipa de campo recebe três jogadores oponentes. É um desporto apreciado em todo o mundo e por todas as idades. Acredita-se que o Softball tenha começado nos EUA como uma versão coberta do Basebol.
Dada a popularidade do Basebol e do Softball no Japão, levou o Comité Olímpico Internacional a convidar o país anfitrião a incluir temporariamente estas duas modalidades, o que fez com que o Comité Organizador de Tóquio 2020, propusesse o Basebol masculino e o Softball feminino.
A competição será disputada pela Confederação Mundial de Softballl e de Basebol, tratando-se da entidade mundial estabelecida em 2013 pela fusão da Federação Internacional de Softball e da Federação Internacional de Basebol.

Local Desportivo Olímpico: Fukushima Azuma Baseball Stadium

 

Mais informações