Atletismo

Atletismo

O Atletismo é a modalidade desportiva organizada mais antiga do Mundo e foi a única competição nas quatro primeiras edições dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, ocorridas entre 776 e 724 a.C.. Mais tarde, o principal evento olímpico foi o pentatlo, com lançamentos de dardo e de disco, salto em comprimento, corrida de obstáculos e luta.

Os romanos conquistaram a Grécia no ano 146 A.C e em 392 d.C. o imperador romano Teodósio I converteu-se ao Cristianismo e mandou abolir os jogos por serem uma pagã homenagem a Zeus. Durante oito séculos não houve competições organizadas de Atletismo.

Foram restauradas em Inglaterra em meados do século XIX, décadas antes de, em 1896, se organizarem em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, pela mão de Charles Freddye Pierre, mais conhecido como Barão de Coubertin. A agenda da competição olímpica consiste em 47 provas: 24 para os homens e 23 para as mulheres.

O Atletismo é uma coleção exclusiva de provas que envolvem corrida, saltos, lançamentos e caminhadas. Os tipos mais comuns de competições são: corrida de pista, corrida de estrada, corrida de corta-mato e marcha atlética.

Local Desportivo Olímpico: Estádio Olímpico

Mais informações